TEMA
“Consumo Consciente, Água nossa de cada dia”
1. Identificação:
Escola Estadual “Carmelita Carvalho Garcia”
Endereço: Rua Sebastião Carlos do Nascimento, nº
Santana do Jacaré – MG
2. Justificativa:
É difícil encontrar uma criança que não goste de
brincar com água, seja na piscina, no mar, no rio ou até no quintal de casa.
Pode ser que algumas briguem para entrar no banho – mas só até elas perceberem
que brincar dentro no chuveiro também pode ser uma delícia. Mas aí mora um
grande problema: a água não é brinquedo e não pode ser desperdiçada. Cerca de
100% da água que existe no planeta é salgada. Do restante, 2% está congelada e
somente 1% encontra-se disponível para nada menos que 7 bilhões de pessoas,
população atual da Terra. O resultado desse cenário é que nem todo mundo tem
acesso à água. Em regiões da África e do Oriente Médio, há quem não
encontre água potável e tenha de recorrer à compra em locais
distantes de onde moram.
Por conta da Bacia Amazônica e do Pantanal, o
Brasil conta com grandes reservas de água doce. Esse fato costuma provocar, no
inconsciente coletivo, uma falsa impressão de que o recurso é inesgotável. E o
povo brasileiro acaba figurando entre os que mais gastam e desperdiçam água no
mundo. Infelizmente, muita gente
ainda lava as calçadas com mangueiras que não controlam a saída de água –
conduta que, em algumas cidades, como São Paulo, é proibida e passível de
multa. Isso, sem contar os banhos demorados: 15 minutos com o chuveiro elétrico
ligado consomem, em média, 45 litros de água. A escassez de água ao redor do
planeta indica que a preservação do recurso deve ser praticada e disseminada em
todos os países, independentemente da reserva que possuem. Os próximos 50 anos
serão decisivos, pois as projeções apontam que, nesse prazo, metade da
população mundial conviverá com a falta de água caso nenhuma
providência seja tomada. Portanto, hoje, mais do que nunca, toda criança deve
aprender, desde cedo, a importância da preservação desse recurso natural
indispensável à vida. Nesta sequência de atividades, o consumo consciente será
abordado com base na observação da quantidade de água usada em casa e na
escola.
As realizações das atividades possibilitaram aos alunos a sistematização de seus conhecimentos por meio das habilidades de observação, de experimentação, de comparação, de estabelecimento de relações entre o antes e o depois.
As realizações das atividades possibilitaram aos alunos a sistematização de seus conhecimentos por meio das habilidades de observação, de experimentação, de comparação, de estabelecimento de relações entre o antes e o depois.
3 – Objetivos gerais:
Ajudar os
alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil
vem enfrentando com a poluição e a falta de água.
4-Objetivos específicos:
Levar os
alunos à:
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais, procedimentais e atitudinais.
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais, procedimentais e atitudinais.
5-Desenvolvimento
O seguinte projeto foi realizado
com as turmas do 8º ano II eIII.
Iniciamos o projeto com uma
investigação, através de discussões em sala, sobre os conhecimentos prévios dos
alunos em relação ao tema em questão. Em
seguida, os educandos assistiram, em Power point, dois vídeos sobre a água: o
primeiro trata da água limpa e de seu uso em diversos ambientes. O segundo
trouxe como tema a Carta de 2070, que trata dos prejuízos que podem ocorrer com
a falta do líquido em nosso planeta.
Novamente iniciou-se uma discussão
para saber a opinião dos alunos sobre os vídeos assistidos. Foi grande a
comoção dos alunos frente à realidade apresentada nos vídeos.
Em continuidade as atividades
relacionadas ao projeto, as professoras instigaram o processo de
conscientização dos alunos, solicitou-se aos alunos que produzissem um texto
sobre os cuidados com a água e a importância dela em nossa existência. Os
textos produzidos foram extremamente criativos e o tema internalizado nas
crianças.
Os alunos com a orientação das
professoras realizaram uma pesquisa com a família sobre como cada um cuida e
evita o desperdício da água. O registro foi feito no caderno das crianças
através de tópicos.
Foi trabalhado com a música Planeta
Água, autoria de Guilherme Arantes. Os alunos receberam a letra, realizaram
leitura da mesma e depois ouviram a música. As palavras de difícil entendimento
aos alunos foram pesquisadas no dicionário e depois registraram no caderno,
através desta atividade foi possível trabalhar com a ampliação de vocabulário
dos mesmos. Questionamentos foram
realizados sobre o porquê de a música receber este nome e sobre a mensagem
transmitida pela letra da canção.
Também proposto aos alunos foi à
criação de um logotipo para servir de rótulo para as garrafas de água que serão
distribuídas aos alunos. Os alunos trouxeram imagens e textos com informações
sobre a água para confecção dos cartazes para serem expostos na escola.
Outra atividade foi à criação dos
Agentes da Água, alunos responsáveis pela observação da utilização da água
durante o recreio de todas as turmas. Cada dia as professoras escolhiam três
alunos. Estes fizeram à observação e depois, relataram na sala para os colegas,
as situações de uso dos bebedouros e banheiros no momento do recreio. Essa atividade
teve como objetivo um pedido de colaboração a todos os demais alunos da escola,
para que evitem o mau uso da água nos ambientes de acesso aos mesmos.
Os alunos criaram, em duplas, panfletos de conscientização do uso da
água, que foram entregues para as demais turmas. Tais panfletos continham
informações sobre os cuidados com a água e o que devemos fazer para
preservá-la. Posteriormente, outra pesquisa foi realizada com a família dos
alunos envolvidos diretamente no projeto. Duas perguntas estavam propostas:
Você acredita que a água potável possa acabar um dia? Você tem o hábito de
economizar água? As alternativas para as questões deviam ser respondidas
através de sim ou não. Com o retorno da pesquisa, os alunos sob orientação das
professoras elaboraram uma tabela com as respostas e os resultados expostos nos
murais da escola. Foi organizado um momento de conversa para os alunos exporem
as descobertas realizadas com a pesquisa. Os alunos demonstraram uma postura
crítica ao observarem seu ambiente familiar.
As professoras selecionaram também
textos informativos sobre a poluição da água e questionamentos referentes aos
mesmos. Foi utilizado ainda, o texto dos Direitos Universais da Água, anexando
uma cópia do mesmo à tabela da pesquisa anterior. Realizou-se atividade oral
sobre cada um dos direitos, e posteriormente cada aluno escolheu o direito da
água que mais achou interessante e fez um desenho sobre ele. Criamos acrósticos
com a palavra ÁGUA e cada aluno desenvolveu atividade de acordo com sua
criatividade, e ainda como ferramentas, usou-se o laboratório de informática
para pesquisar sobre o ciclo da água.
6-Metodologia:
A metodologia aplicada foi dialógica,
com exposição de fatos, debates e estudo de textos referentes ao assunto
estudado. Confecção de panfletos explicativos e rótulos para as garrafas de
água. Excursão com os alunos no reservatório de água da COPASA do município.
7-Recursos Didáticos:
Garrafas de água mineral vazia, papel
ofício, papel craft, cartolina, laboratório, vídeos, textos.
8-CONSIDERAÇÕES
FINAIS
O presente projeto abordou a questão da
água através de problematizações que despertaram a compreensão dos cuidados e
preservação com ela, desenvolvendo habilidades que levaram os alunos a serem
multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, dentro e fora da escola.
Desta forma, foi grande o estímulo e empenho na procura de soluções, o
que constitui um aspecto fundamental para os cuidados com este líquido tão
precioso e fundamental para a existência de vida no planeta. Professoras e
alunas assumiram assim, o compromisso com a preservação da água e a aquisição
de conceitos para uma atuação mais consciente referente ao meio ambiente.
O trabalho com este projeto significou a busca por uma mudança de
postura, uma forma de repensar as ações do cotidiano, possibilitando o
envolvimento, a cooperação e a solidariedade entre alunos e familiares no
intuito de, transformar positivamente, a realidade a partir das descobertas
realizadas.
O trabalho na área de português foi importante para os alunos, pois eles
melhoraram a oralidade e sua produção textual através de textos que faziam
sentido em sua prática, como: folhetos, textos informativos, acrósticos, etc.
Os alunos saíram às ruas buscando sensibilizar toda sociedade quanto
a necessidade do consumo adequado da água, levando a mensagem de
que tudo que é vivo em nosso planeta depende da Água, mostrando a importância
no cotidiano, e que é um recurso natural indispensável à vida, e entregando
panfletos com dicas de economia de água
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