terça-feira, 17 de setembro de 2013

PROJETO FOLCLORE - DONA SANDRA



I-Identificação:
Escola Estadual “Carmelita Carvalho Garcia”

II- Justificativa:
Neste início de milênio vivemos a crise dos paradigmas culturais que nortearam a elaboração dos valores, costumes e princípios societários que existiram até os meados do século passado. O mundo globalizado mexeu com o jeito de a sociedade organizar seus grupos sociais, suas comunidades, seus movimentos de bairros. O jovem de hoje forma sua personalidade entre tensões e conflitos da época em transição que é o início do século XXI. Continuarmos a tradição folclórica das festividades juninas se justifica pela necessidade que as crianças e jovens têm de conviverem com as lembranças culturais do lugar em que nasceram e cresceram para desenvolverem sua personalidade, sua identidade cultural, mesmo que esta sofra influência da cultura mundial que caracteriza o mundo pós-moderno.

II- Introdução
Todo e qualquer ser humano tem cultura.A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos.Alguns  fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são:família,grupos sociais a que pertencemos,o conhecimento que adquirimos da cultura científica,tecnológica,artística,literária,religião,meio ambiente,lembranças do passado,trabalho,estudo, os sistema político,contexto econômico,além de outros.
O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente.Eles dependem uns dos outros,convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos.Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural,agimos e produzimos cultura de forma que nos tornamos,como solidariedade,afeto,respeito,violência.Esse  conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.
O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico   de um povo. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore riquíssimo.Oferecer oportunidades de conhecer e  resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas,as festas populares,o artesanato e a medicina popular,danças e os “causos”  contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas,lendas,fábulas,ditados populares,superstições.

III- Objetivos
Ø  Participar de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade, região ou do Brasil;
Ø  Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
Ø  Interessar-se  por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
Ø  Incentivar  a entender a sabedoria popular  e sua influência e na vida social;
Ø  Envolver  as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar;
Ø  Vivenciar momentos festivos em comemoração a cultura popular;
Ø  Incentivar o desenvolvimento do gosto pelos produtos da cultura popular;
Ø  Proporcionar momentos de resgate de valores, costumes e princípios do folclore, tradição local, regional e nacional;
Ø  Contribuir com a formação de identidade do cidadão santanense;
Ø  Resgatar o respeito ao outro, independente das diferenças étnicas, crença, sexo e condição sócia econômica.
Ø  Conhecer e resgatar  algumas lendas,inclusive as regionais;
Ø  Conhecer e valorizar a própria cultura;
Ø  Estabelecer relação entre o falado e o escrito;
Ø  Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;
Ø  Identificar-se como parte integrante da cultura popular;
Ø  Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região;
Ø  Identificar o uso da linguagem formal e informal;
Ø  Trocar ideias e respeitar a percepção do outro;
Ø  Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;

IV- Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio

V- Conteúdos específicos   
Linguagens e Códigos:
Ø  Desenvolver a competência leitora e as habilidades da escrita;
Ø  Fortalecer a compreensão da cidadania.
Ciências Humanas:
Ø  Entender a relação homem e natureza;
Ø  Entender os diversos tipos de linguagens e comunicabilidade;
Ciências da natureza:
Ø  Vivenciar momentos de trocas de experiências culturais;
Ø  Conhecer sua historicidade;
Ø  Valorizar o meio em que vive.

VI- Cronograma das atividades:

a)Período de12/08 a 23/08:
Ø  Pesquisas sobre as manifestações culturais do folclore de cada região. Leituras    de diferentes lendas, receitas de comidas típicas e textos informativos
             sobre aspectos físicos e culturais da região em estudo.
Ø  Lendas típicas
Ø  Adivinhas
Ø  Trava-línguas
Ø  Piadas 
Ø  Lendas da nossa região

b)Período de 26/08 a 30/08:
Ø  Socialização dos entendimentos sobre as pesquisas realizadas.
Ø  Montagem de murais.
Ø  Produções textuais como recontos.
Ø  Dramatizações de lendas.
Ø  Exibição de filmes e vídeos.

VII- Culminância dia 31/08:
Apresentação de festejos em comemoração a cultura popular regional, como:
Ø  Bloco Carnavalesco “Trança-Fita”;
Ø  Apresentação da “Contradança”, festa essa que encerra as os três dias de lutas travadas entre Mouros e Cristãos;
Ø  Tradicional “Folia de Reis”;
Ø  Apresentação do terno da Congada “Vilão Feminino” e  o terno do “Tião Caria”;
Ø  Apresentação da Banda de música “Lira São Geraldo”;
Ø  Amistoso entre os times que fizeram história em nossa cidade:
Ø  Canto do Rio X Associação.

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