PROJETO “DENGUE” ACABE COM ELA.
1. Identificação:
Escola Estadual “Carmelita Carvalho Garcia”
Endereço: Rua Sebastião Carlos do Nascimento, nº
Santana do Jacaré – MG
2. JUSTIFICATIVA
Como
todo ano, com a chegada das chuvas de verão, temos sempre uma epidemia de
dengue que maltrata vários estados brasileiros, sendo imprescindível que a
população seja esclarecida a respeito de suas consequências, como o acúmulo de
água que propicia o desenvolvimento do inseto vetor do vírus da dengue –
mosquito Aedes aegypti –.
Por
mais que os órgãos competentes intensifiquem as ações de controle e combate,
essas não serão o bastante, caso a população não assuma seu relevante papel
para atender a essa demanda, não apenas através da conscientização, evitando
criar novos focos de desenvolvimento do vetor, como também envidando esforços a
fim de extinguir focos deixados pelos seus pares em uma ação de consciência
cidadã.
É
durante a sua formação que o homem se conscientiza de seu papel na sociedade.
Assim, pretendemos engajar a população discente de escola estadual”Carmelita
Carvalho Garcia” da região em campanhas
de combate ao mosquito Aedes aegypti a fim de localizar potenciais focos
do vetor, destruindo-os e mapeando-os de forma a minimizar a incidência da
doença na região.
Objetivo
Conscientizar
a comunidade escolar da importância de sua ação cidadã no combate dessa grave
doença; identificar as áreas de epidemias na região; reconhecer os focos
potenciais do vetor; reconhecer as formas imaturas e adultas do Aedes
aegypti a fim de combatê-lo; adquirir hábitos e atitudes que colaborem para
acabar com os potenciais focos do mosquito; destruir focos preexistentes do
mosquito e fazer levantamento de casos na região.
Público-Alvo
Alunos da
rede pública Estadual de Santana do
Jacaré-MG.
ESTRATÉGIAS:
Sensibilizar
professores, alunos com vídeos de campanha sobre a dengue.
Exibição
de vídeos sobre a doença e como evitá-la.
Leitura
de noticiários sobre dengue.
Pesquisa
na Internet sobre a dengue.
Sensibilizar
comunidade e responsáveis com material produzido pelos alunos.
Desenvolvimento
·
Palestras de esclarecimento;
·
Pesquisas de campo;
·
Entrevistas com agentes de saúde e com a
comunidade;
·
Reportagens;
confecção de cartazes como material educativo; verificação de ocorrências de
epidemias;
·
Montagem de slides informativos;
·
Estudos de gráficos e tabelas e realização de
concurso da melhor foto e campanha publicitária de controle.
·
Minioficinas sobre a dengue;
·
Produção de frases coletivas sobre como
evitar a doença;
·
Produção de cartazes coletivos sobre a
dengue;Confecção de máscaras, “mosquitinhos” de sucata, bandeirinhas “abaixo a
dengue”!
·
Peça teatral desenvolvida pelos agentes de saúde do nosso
município.
RECURSOS:
Pesquisas
na Internet. Exibição de vídeos. TV e DVD.
MATERIAIS:
Computador,
Internet, TV, DVD. Livros, jornais. Material para confecção de cartazes e
máscaras como: cola tesoura, cartolina, papel sulfite, etc. Sucata para
construção dos mosquitinhos como: caixinhas de papelão, garrafas pet com
tampinha, rolhas de champanhe para confecção de dedoches.
CRONOGRAMA:
Março:
apresentação do projeto aos professores e alunos. Minioficinas. Dia Mundial da
água: 22 de março- Confecção de cartazes sobre proliferação do mosquito pela
água.
Abril:
confecção de máscaras e mosquitinho de sucata. Confecção de cartazes sobre a
doença. Colocação dos cartazes nos murais da escola.
“DENGUE: VAMOS ACABAR
COM ISSO-DIGA SIM A SAÚDE!”
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